Oque é o Autismo e quais sinais de alerta?

O Autismo, também conhecido como TEA (transtorno do espectro autista), é um transtorno do desenvolvimento, sendo uma condição de saúde caracterizada por atraso na comunicação e falta de interesse social, e no comportamento, apresentando muitas vezes hiperfoco em determinadas coisas ou objetos, interesses restritos e movimentos repetitivos.

Desde pequenas as crianças com autismo apresentam alguns sinais, por isso é importante que os pais, professores, cuidadores e outras pessoas que convivem com a criança sempre estejam atentos a estes sinais que muitas vezes são sutis, mas que podem se tornar mais claros com o crescimento da criança.

O diagnóstico de Autismo é feito pela observação dos comportamentos e formalizado por um médico, que pode ser até mesmo o pediatra! Sabiam?

Não há cura para o autismo, mas quanto mais cedo se iniciar a intervenção precoce, mesmo que apenas tenha suspeita, sem um diagnostico fechado, é possível a redução das dificuldades de comunicação e comportamento social por meio de intervenções psicossociais baseadas em evidências, como o tratamento comportamental, e outros profissionais, montando uma equipe multidisciplinar.

 Alguns Sinais comuns de alerta para autismo

 lembrando que cada pessoa tem característica próprias e que somente um médico poderá dar o diagnóstico:

Pouco contato visual; não demonstrar interesse por outras pessoas ou outras crianças; alinhar objetos; fazer movimentos repetitivos, interesse restrito em alguns objetos; Não atender quando chamado; atraso na fala; gosta de alinhar objetos; não aponta;  crise de agressividade; não gosta de mudar a rotina; usa mão de outras pessoas para alcançar algo que quer;